segunda-feira, 30 de janeiro de 2012




PENSAMENTO RESPONSÁVEL


O pensamento é a origem de nossas ações conscientes. É o ponto inicial de uma teia complexa e ilimitada de reações. Nele, o nada e o tudo são realidades. Tudo pode ser experimentado e esquecido, é livre e voa à vastidão do Multiverso*. Através dele experimentamos sensações do micro ao macro. O pensamento é a grande magia do ser humano, é o único e fabuloso diferencial entre ele e o animal. É o Paraíso e o inferno dos homens.

As ações são materializações do pensamento consciente e do instinto. Deixo pra outra oportunidade falar das ações vindas do instinto. Através de vastas ações, os nossos pensamentos tomam forma, e é aí que o resultado e a colheita do pensamento se manifestam de forma perfeita. Transforma trevas em luz e bênçãos em ingratidão. É o responsável pela transformação pessoal e social.

As ações refletem o que se cultiva na alma. Se em meu pensamento cultivo reconhecimento e valorização, minhas ações serão invasivas e vaidosas. Se cultivo, amor e gratidão, serão humildes e bondosas. Jesus quando disse: “Amai o próximo como a ti mesmo,” não ensinou somente compaixão e tolerância. Nesta frase há um profundo ensinamento sobre pensamento e ação, plantio e colheita.

A abrangência e a profundidade como amamos a nós mesmos é a maneira como tratamos o próximo, as coisas materiais e cuidamos de nossos pensamentos e ações. Se inevitavelmente colhemos o que plantamos, pequeno é o nosso amor próprio se tratarmos o mundo ao redor - incluindo o macro e o micro – de maneira ingrata e arrogante.

“O homem depende de seu pensamento” disse o grande Mestre Mokiti Okada. Que ensina também que o homem deve atribuir grande importância a ele. Se pensarmos e agirmos construtivamente, criaremos força capaz de mudar a atual colheita do mundo - que é caracterizada por um profundo desamor por si mesmo - e desfrutaremos de uma ilimitada e próspera felicidade.

Multiverso: Conjunto de muitos universos. Em física quântica não se fala em um único universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário